Presidente do Taiwan votou contra anexação à China
- Victor Jak Sigaud
- 10 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de nov. de 2024
Após assumir o governo no início do ano, o presidente William Lai, começou uma campanha de nacionalização do Taiwan de modo a incentivar a concreta independência do país. A pressão chinesa cresceu após conflitos militares e comerciais sobre diversos mercados como o tecnológico e farmacêutico.
O presidente afirmou que a campanha contra a China deve ser forte para que o Taiwan não ceda ao imperialismo do vizinho. Diferentemente de seu antecessor, as declarações públicas de Lai são abertamente afrontadoras e expõe o regime chinês. O presidente do Taiwan ainda declarou que o país não precisa insistir em declarar sua independência, visto que o país já é uma nação soberana reconhecida por dezenas de países e por instituições internacionais.
Com esse posicionamento confrontador do presidente Lai, novas tensões foram geradas em relação à China, principalmente quanto aos acordos e parceiros comerciais dos dois países. De modo a continuar combatendo a China, novas políticas internas no Tawan foram estabelecidas quanto a energia limpa, mudança climática, políticas sociais e sustentabilidade em geral. Mesmo com discursos públicos criticando o país vizinho e seu regime, não foram identificados conflitos armados ou perigo de guerra iminente.
Comments